Belém do Pará – O Grande Conselho Estadual Nº 14 da Ordem DeMolay no Pará anunciou seu primeiro decreto para a gestão 2023/2025, tratando da instituição do Gabinete do Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual. O decreto, assinado pelos Grandes Mestres Estaduais Reginaldo Ferreira de Souza Júnior e Marco André Sirotheau Rodrigues, é baseado nas atribuições conferidas pelo Estatuto Social do GCE-PA, Estatuto Social do SCDB (Supremo Conselho DeMolay Brasil) e demais legislações vigentes.
O decreto leva em consideração o Art. 65 do Estatuto Social do SCDB, que concede autonomia aos Grandes Conselhos Estaduais em relação à sua jurisdição. Além disso, destaca o § 1º do Art. 6º do estatuto supracitado, que aborda o controle e supervisão dos órgãos filiados a este Grande Conselho.
De acordo com o decreto, é estabelecido como prerrogativa dos Grandes Conselhos a instalação dos cargos de Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual, Comendador Escudeiro Estadual e Comendador Pajem Estadual, conforme estipulado pelo Art. 66º do Regulamento Nacional da Ordem da Cavalaria.
O objetivo principal da criação do Gabinete do Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual é promover a difusão da Ordem da Cavalaria e a disseminação de seus estudos dentro da jurisdição do Grande Conselho Nº 14 da Ordem DeMolay no Pará.
Nomeação dos membros para o Gabinete do Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual
Além do decreto de instituição do Gabinete do Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual, o Grande Conselho Nº 14 da Ordem DeMolay no Pará emitiu um novo ato para nomeação dos membros que compõem o Gabinete.
De acordo com o ato, os membros nomeados são:
- Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual: Hércules Nelson de Araújo Lima (ID 60674), membro do Priorado Willians Farnesi No 212;
- Comendador Escudeiro Estadual: João Manoel da Silva Oliveira (ID 105128), membro do Priorado Nobre Cavaleiros Paramahansas n° 30;
- Comendador Pajem Estadual: Murilo Araújo Lopes (ID 63921), membro do Priorado Cavaleiro de São Cristóvão N°261.
Os nomeados para os respectivos cargos do Gabinete do Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual ficam sujeitos às disposições previstas no Estatuto Social do SCDB, no Regulamento Nacional da Ordem da Cavalaria e no Estatuto do GCE-PA.
O Grande Conselho Estadual reforçou que as nomeações foram feitas levando em consideração os melhores interesses da Ordem da Cavalaria no Pará, buscando fortalecer e expandir os propósitos e valores da Ordem.
O ato de nomeação entrou em vigor na mesma data de sua assinatura, e o Grande Secretário Estadual será responsável por todas as anotações, registros e publicações relacionadas a este ato.
Com a instituição do Gabinete do Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual e a nomeação dos membros, espera-se que a Ordem DeMolay no Pará fortaleça ainda mais sua atuação na disseminação dos princípios da Ordem da Cavalaria.
Chancelado no Gabinete do Grande Mestre Estadual do Grande Conselho Nº 14 da Ordem DeMolay no Pará, no dia vinte e sete do mês de maio do ano de dois mil e vinte e três.
Reportagem: Vinícius Soares/Presidente Comissão de Marketing GCE-PA